terça-feira, 8 de abril de 2008

Musik im Haus und Roboter auch

Antes de mais nada, como todos já devem ter notado (quem não notou, por favor, aumente o volume da sua máquina...) o Beco do Crime ganhou um night club, direto de Berlim com muito rock and roll para os meliantes. Traduzindo o título para aqueles que não são versados em alemão, música na casa e robo também!
E vamos ao que interessa, hoje o tema é desenho animado: The Iron Giant ou O Gigante de Ferro.
Muito antes de Os incríveis, ou Ratatouille, Brad Bird foi responsável por esta pequena obra-prima.
A trama do desenho faz alusão a guerra fria nos paranóicos anos 50. A história é a seguinte: Um robô gigante vindo do espaço, cai na Terra. Sem conseguir acessar sua programação original, o robô começa uma amizade com um menino, que termina por adotá-lo como seu “bichinho” de estimação.
Descobri este desenho por acaso. Num chuvoso sábado à tarde, depois de um farto almoço, zapeava indolentemente quando passei pelo Cartoon Network e a imagem me chamou a atenção. Um desenho extremamente bem acabado e diferente dos animes japonês ou os digitais da pixar ou dreamworks terminou por salvar meu dia e fiquei assistindo sem muito compromisso.
E que surpresa! O que estava na telinha era simplesmente um dos melhores desenhos que já assisti na vida. Sem aqueles números musicais da disney que terminam por encher o saco mais cedo ou mais tarde, sem a violência dos japoneses, com o humor na medida certa. Nada boçal demais para espantar os adultos ou muito “cabeça” para afugentar os pequenos.

O filme é de 1999 baseado em um livro de Ted Hughes, chamado The iron man, com roteiro do já mencionado Brad Bird, e um elenco de dubladores não muito conhecido (o nome mais famoso é o de Jenifer Aniston que na época era apenas uma das meninas de Friends) mostra personagens muito bem construídos e nada caricatos:
Hogarth Hughes (dublado por Eli Marienthal, nunca ouvi falar...): é o herói do filme, um garoto de 9 anos, com uma imaginação ativa, fica amigo do robô, e tenta a todo custo mantê-lo a salvo e escondido.
Annie Hughes (dublado por Jennifer Aniston): é a mãe de Hogarth, trabalha como garçonete na lanchonete local e tenta criar o filho sozinha da melhor maneira possível. Esta sempre a postos, esperando a próxima travessura de Hogarth
Dean McCoppin (dublado por Harry Connick Jr, conhecido crooner americano): é um artista, dono do ferro velho onde o robô se esconde, termina ficando amigo de Hogarth e do robô.
The Iron Giant (dublado por Vin Diesel, melhor atuação da carreira do careca): é um robô de 50 pés de altura, comedor de metal, com olhos que mudam de cor de acordo com o humor, meio que transfomers, com partes móveis que revelam um armamento pesado escondido pelo corpo. Se torna o herói e melhor amigo de Hogarth.
Kent Mansley (dublado por Christopher McDonald, quem?): é o ambicioso agente do governo encarregado de investigar as misteriosas aparições do robô, é o responsável por chamar os militares quando descobre provas irrefutáveis da existência do robô.
O robô passa a morar no ferro-velho de McCoppin, se alimentando de partes de carro e geladeiras velhas, e participando das brincadeiras de Hogarth. A dupla passa o filme inteiro tentando esconder o robô do restante dos moradores da cidade, mas hilários acidentes levam todos a crer que tem algo estranho acontecendo, até a chegada do agente Kent, que termina por descobrir a amizade de Hogarth e do Robô.
O final é um pouco chavão, com o exército tentando destruir o robô e a cidade ameaçada de ir para espaço, somente um grande sacrifício salva o dia... mas nem tudo é o que parece...
A animação mescla cenas geradas por computador e animação tradicional de forma brilhante. É praticamente impossível dizer onde termina uma e começa a outra. Tecnicamente o filme é perfeito, tem uma boa história, personagens cativantes, um excelente diretor.
A grande pergunta: é por que este filme não foi um sucesso? A única explicação para o fracasso comercial é que o estúdio responsável não quis investir no material que tinha em mãos... Algumas fontes dizem que a Warner preferiu investir em Pokémon, e lançou The Iron Giant sem a promoção necessária, ou que merecia, bom, neste caso, azar da Warner... e nosso, já que o fracasso comercial do filme no exterior, nos privou durante muito tempo deste tesouro. O bom é que graças ao sucesso dos outros filmes de Brad Bird, algumas cópias de The Iron Giant começaram a surgir por aqui, e o filme vira e mexe está passando no Cartoon.
Quem gosta de desenhos, não pode deixar de assistir, e quem não gosta também deve assistir, é uma chance abrir os horizontes com um material excepcional. O filme foi indicado ao The Hugo Awards, Brad Bird foi indicado pela the Science Fiction and Fantasy Writers of América para o Nebula Award nomination. E The Iron Giant ganhou nove Annie Awards sendo indicado para outras seis categorias e em 2008. Foi rankeado pelo IGN como a décima animação favorita do site. E aí está o trailer:

3 comentários:

Julio Carvalho disse...

Eu gostei demais desse filme. Comprei há uns três anos, depois de uma indicação sua lá na Rocco. Não sei se você se lembra.

abraço,

Julio.

Gênio do crime disse...

Que bom que gostou, Julio, significa que o Beco tem "estofo". Só que já tem coisa nova por aí! Vc tá duas semanas atrasado...

Remo Saraiva disse...

Puxa, parece muito bacana mesmo!!
Gostaria muito de vê-lo - adoro bons desenhos!!

Abs,
Rômulo.