quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Enfim, um tempo para prazer

Bem vindos ao Beco do Crime, um novo delito para quem já é da casa e para quem está chegando agora. Depois de me livrar da tortura do último post, já li mais 6 livros e estou terminando o sétimo. Parece que tirei um peso das costas, mas não é sobre isto que quero falar, até porque destes 6 e meio, só um merece alguma menção (vou falar sobre ele em breve). Este delito é sobre uma dupla que conheci na faculdade, no começo dos anos 90. A internet ainda não era o que é hoje, um lugar onde você acha tudo (ou quase tudo) que quiser, onde quiser, quando quiser. No século passado, as coisas não eram tão simples, para conseguir algum material importado (livro, revista, filme), você tinha que ter boas conexões, conhecer um bom contrabandista ou alguém que fosse viajar, se fosse uma tia mais velha, com certeza a encomenda vinha errada... Mas isto não vem ao caso. Nas loucuras da faculdade, eu tinha uma aula de desenho animado, o professor era um cara novo e cheio de idéias, tinha acabado de chegar da Inglaterra, e na bagagem, ele trouxe o video (ainda em VHS!) desta dupla fantástica para mostrar para os alunos, Wallace & Gromit!
Wallace & Gromit são personagens criados por Nick Park, em 1982 e desde então são o carro-chefe da Aardman Animations, gigante empresa de animação de massinha, a mesma que produziu os filmes A Fuga das Galinhas e mais recentemente Por água abaixo.
Para quem não conhece, Wallace é um homem sem cabelo e um inventor bem atrapalhado, que tem loucura por queijo e bolachas. Wallace foi dublado pelo ator Peter Sails ( O Clube da Luta ), seu parceiro, Gromit, é um cachorro sem voz, mas com tantas mímicas e caretas e um grande entrosamento é capaz de fazer Wallace entender tudo o que ele quer dizer.
Para inveja de muitos atores de carne e osso a dupla de massinhas já arrebatou três oscars (dois por curtas e um pelo longa, a Batalha dos vegetais – ô titulozinho muquirana).
Os dois personagens estão sempre envolvidos em alguma confusão devido as loucas invenções de Wallace, lembro ainda quando vi Wrong Trousers, o primeiro curta deles que assisti, que me acabei de rir logo no começo com os arranjos de Wallace para acordar, se vestir e tomar café da manhã. No mais doido estilo plano do Scooby-doo, as engenhocas vão ativando outras rebimbocas e surpreendendo a quem está assistindo. Tudo feito com massinha, com um detalhamento incrível, a sensação que dá é que tudo aquilo é real, e que funciona (este momento do acordar/café é recorrente nos filmes deles, com pequenas variações). O troço fica mais engraçado, quando Gromit, responsável por recarregar e preparar o mecanismo para o dia seguinte, vai embora de casa. Wallace passa por situações ainda mais loucas devido a ausência do amigo, o inventor sozinho é incapaz de até mesmo ligar a televisão. E sofre com suas próprias invenções até a volta do amigo.



Ambos já estrelaram vários curtas, uma vinheta e um longa-metragem, entre eles:
* Dia de Folga (1990) - primeira aparição de Wallace e Gromit, na qual, os dois saem em busca de um queijo, e onde eles conhecem um robô. Recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Curta de Animação (perdeu para A Opinião dos Animais).
* As Calças Erradas (1993) - primeiro curta de Wallace e Gromit a ganhar um Oscar de Melhor Curta de Animação, no qual Wallace e Gromit, com a ajuda das encrenqueiras Tecno-Calças da NASA, tentam caçar um ladrão pingüim Feathers McGraw que roubou um diamante do Museu Principal. Hilário!
* Tosa Completa (1994) - segundo curta de Wallace e Gromit a ganhar um Oscar de Melhor Curta de Animação, e também o último, no qual Gromit se considera culpado pelo seqüestro das ovelhas (entre elas, Shorn), e Wallace, e sua antiga namorada Wendolene, tentam capturar o motivo do seqüestro Preston, o cachorro, e conseguem provar que seu mascote é inocente, antes que seja tarde demais. Sensacional!
* Vinheta de Natal (1994) - produzida para a BBC2, Wallace e Gromit se sentam em uma mesa da ceia de Natal, com o famoso logotipo da BBC2 no meio. Este eu não assisti.
* As Máquinas Malucas de Wallace e Gromit - série de curtas da Internet, onde Wallace e Gromit testam seus aparelhos inventados, mas, no final, eles nunca funcionam direito conforme deveriam. Simplesmente fora de série!
* Wallace e Gromit: A Batalha dos Vegetais (2005) - primeiro longa de Wallace e Gromit a ganhar um Oscar, no qual, formam parceria com a Senhorita Totty para capturar um terrível e inocente coelhosomem sem ferí-lo (ao contrátio do vilão Victor Quartermaine), para salvar a Competição Anual de Legumes Gigantes. Muito melhor que muito filme com carne e osso!
Um bom exemplo dos apuros de Gromit vocês podem ver no clipe abaixo:



É difícil saber quem é a cabeça da dupla, todos os dois são carismáticos e estão sempre prontos para o que der e vier. Mas para mim, o grande barato são as invenções de Wallace.
Em Outubro de 2005, os fãs da dupla e da boa animação tiveram uma triste notícia, um incêndio no palco da Aardman Animations, destruiu quase todos os tesouros valiosos de animação de Wallace e Gromit, entre eles: os modelos e os cenários dos curtas. Mas os modelos e cenários originais (assim como as cópias), e os seus dois Oscar por seus curtas, foram salvos do incêndio por estarem na oficina da Aardman Animations. Os modelos e cenários de A Batalha dos Vegetais também foram salvos por estarem atualmente em exposições fora do palco da Aardman. Nick Park comentou que embora a notícia do incêndio seja devastadora, o fogo não foi uma coisa muito horrível. Ele declarou: "Mesmo sendo uma coleção nostálgica e preciosa para a nossa companhia, à luz de outras tragédias, na verdade não foi coisa tão ruim". O que é um alivio para os fãs de animação de boa qualidade. Passem no site oficial da dupla: http://www.wallaceandgromit.com, a página é recheada de coisas, tem a opção de assistir algums vídeos online, e muito mais, e para quem não estiver satisfeito, corra atrás do filme A batalha dos vegetais, tem em qualquer locadora por aí, não tem erro, é diversão na certa. E se preparem que já tem um novo longa em produção, conhecendo Nick Park vem coisa boa por aí!

3 comentários:

GABINETE DE ARTES | Design de Comunicação disse...

Parabéns. O texto está bem escrito e o assunto ajuda. Wallace e Gromit são imbatíveis.
Ab,
Axel

Anônimo disse...

Sou fã das galinhas, as penosinhas da tela grande claro.

Julio Carvalho disse...

realmente tá muito bom John. É sempre bom ler algo sobre a Aardman.

Parabéns, cara!