terça-feira, 3 de novembro de 2009

Bendito é o fruto...

Mais um delito no Beco. Agora vou pagar a promessa de alguns dias atrás. Já falei de Watchmen e agora vou falar de Y – the last man, até porque já tinha um tempo que não falava sobre quadrinhos, e se o investimento nestas duas obras valeu o retorno.
Y – the last man é uma série de quadrinhos criado por Brian K.Vaughan e Pia Guerra e parte da premissa simples que todos os mamíferos macho (cães, gatos, golfinhos, morcegos, homens... ) do planeta morreram simultaneamente, com a exceção de Yorick Brown e seu macaco de estimação, Ampersand (momento cultura inútil, ampersand = &).
No meio de um mundo onde a sociedade como conhecemos foi destruída pelo caos que veio com o colapso de toda a infraestrutura, Yorick busca uma maneira de se reencontrar com sua noiva que na hora da praga estava na Austrália.
Neste nova vida, os dois machos restantes tem de enfrentar inúmeros perigos e as tribos de mulheres que vão se formando, grupos que se culpam pelo fim dos homens, outros que comemoram este fim, mas todos com planos para Yorick e Ampersand.
Li o primeiro volume lançado recentemente aqui no Brasil e gostei muito. Já era do trabalho de Brian K. Vaughan, desde Runaways até a sensacional Ex-Machina e vinha esperando uma edição decente de Y com muita ansiedade. Pia Guerra ainda não conhecia mas os desenhos dela são muito bons, realmente uma ótima surpresa.
Yorick é um personagem cativante, cheio de citações e com um humor meio debochado, os outros personagens da série também são bem interessantes, em particular a agente 355, uma misteriosa agente do governo americano que é escalada pela nova presidente dos Estados Unidos para acompanhar e proteger Yorick na sua jornada. A interação entre os dois é responsável pelos melhores momentos da série.
E quando os viajantes, em Washington, encontram um grupo de mulheres usando o Monumento a Washington como um altar para louvar os homens exterminados é de rolar de rir.
Principalmente quando o jovem tenta se aproximar para prestar suas homenagens.
O único porém é a qualidade da edição... achei cara (mas no meu atual momento, tudo está caro...) e enquanto lia, tinha a sensação que a revista ia se despedaçar nas minhas mãos a qualquer momento. Odeio um livro que vai desfazendo e deixando páginas pelo caminho... Livro no Brasil é produto caro e deveria ter uma qualidade melhor, até admito que um livro comprado em um sebo possa sofrer destes males, mas uma revista, saída do plástico, é um absurdo! Mas, este é assunto para outro delito...
Dizem que tem um filme a caminho, com o próprio Brian K. Vaughan responsável pelo roteiro. Tomara que seja verdade. Esta série merece uma boa adaptação.
Para aqueles que gostam de um bom quadrinho, Y – the last man, é uma excelente pedida, (a grana foi melhor gasta aqui que em Watchmen) mas cuidado ao manusear...

Um comentário:

Onor disse...

Li esta maravilhosa série de cabo a rabo!
Estupenda!
Envolvente!
Soberba!
Yorick fará falta!

E Ampersand tbm! &!!!