sábado, 6 de março de 2010

O morcegão

Sem desculpas desta vez e pouca enrolação. E desta vez, vamos direto ao que interessa. O pessoal que freqüenta o Beco do Crime sabe que sou fã de desenhos. Então já estava na hora de falar deles novamente. Há muito tempo vinha esperando uma chance de falar desta obra, afinal foi o desenho que mudou o conceito dos desenhos de super heróis.
Durante muitos anos o público ficou a acostumado a ver os super heróis como personagens para crianças pequenas, as séries Superamigos, Batman e Robin, e Homem aranha e seus amigos eram ingênuas, com tramas simples e óbvias. Mas tudo mudou quando em 1992 (parece que foi ontem...) a Warner lançou Batman: the animated Series! Inspirada em parte nos quadrinhos de Frank Miller (O cavaleiro das trevas – caraça! Quem ainda não leu? Aproveita para comprar aí embaixo) e no visual atemporal dos filmes de Tim Burton e um estilo todo próprio com influências noir a série logo se tornou um sucesso. E até hoje de lembrada e adorada pelos fãs.
Voltado para um público mais adulto (ou assumindo que a garotada não era mais a mesma) o desenho foi o primeiro em anos a mostrar armas de fogo sendo disparadas, durante muito tempo só se mostrava raios-laser (mas apenas uma pessoa foi ferida, o Comissário Gordon no episódio “I am the night). Agora o Batman descia o cacete nos bandidos, e eles sangravam (uhu!), nada de pá, pum, e bandido voando... a coisa, enfim, era para valer!
A série foi aclamada pela qualidade da animação e pelos roteiros adultos. Milhões de fãs com idades variadas adoravam as história sofisticadas, com um visual requintado e um tom psicológico até então nunca visto nos cartoons.
Com um elenco excepcional de dublagem, a série tem como chamariz a presença de Mark Hamill (o Luke Skywalker!!) como o Coringa!
A grande sacada da série foi repaginar personagens clássicos, mantendo que tinham de melhor e dando a eles um novo enfoque, muito mais dramático! Sem falar dos novos designs dos personagens e do tom sombrio, e a mudança sutil mas definitiva, Batman sai das ruas e sobe aos telhados. A câmera sai do nível do chão e passa a acompanhar o Morcegão do alto dos prédios de Gotham City!
Para os fãs do quadrinhos, a grande maioria do personagens deu as caras na TV, desde de os óbvios, Batman, Alfred, Comissário Gordon, Coringa, como os menos badalados, Rupert Thorne, Duas Caras, Charada, Bulock, Vicky Vale e muitos outros...
A série foi um sucesso tão grande que gerou inúmeros longa metragens e inspirou outras séries de sucesso da DC Comics, como Superman e Liga da Justiça.
E depois disto os superheróis nunca mais foram os mesmo!
Veja a abertura:


O site oficial:
http://www2.warnerbros.com/warnervideo/classiccartoons/batman.html

e suas muambas do beco, quem quiser comprar pode clicar nas imagens aí embaixo e fazer a festa, aproveitem:

2 comentários:

Onor disse...

Essa série é foda. Marcante. Pena q hoje, tantos anos depois, está descontinuada!
Mesmo Liga da Justiça Ilimitada, um filhote dela, acabou.

Lamentável!

Gênio do crime disse...

The Brave and the Bold é o desenho do momento da DC. É legalzinha, mas não chega aos pés. Mas, a DC e a Warner tem mais carinho com suas animações do que a Marvel e é provavél que logo venha alguma novidade interessante. Rezemos, camarada!