quinta-feira, 22 de abril de 2010

Um corcunda no Beco

Consegui dar uma parada nos outros assuntos (tem gente que vai reclamar...) e meu lado criminoso tomou o controle, afinal já estava mais que na hora de dar uma passada no Beco do Crime. E , mais uma vez, vamos falar de livros. Livros de advogados. Livros de advogados que investigam crimes. Pode ser um assunto mais que batido, mas ainda tem gente capaz de tirar um coelho da cartola e surpreender. O nome do cara que conseguiu esta façanha é C.J. Sansom e o livro em questão é Dissolução.
Lançando em 2003, Dissolução é o primeiro romance policial de Sansom e acompanha as aventuras do advogado Matthew Shardlake.
Até aí tudo igual e nenhuma novidade... O “troço” começa a ficar bom, quando descobrimos que a trama se passa no século XVI, em plena inglaterra reformista. E Shardlake é um dos homens de confiança de Thomas Cromwell.
Um rápido apêndice histórico para situar os fãs do Beco. Em 1533, Henrique VIII, da casa dos Tudors, se casa com Ana Bolena e rompe, definitivamente, com o papado. Nos anos seguintes, as relações com os católicos se tornariam cada vez mais conturbadas, culminando no Ato de Supremacia. A religião oficial passa a ser a anglicana, subordinada ao rei. A cruzada contra a Igreja Católica é liderada pelo temido Thomas Cromwell, vigário-geral e braço-direito do monarca. Uma de suas funções é dissolver as casas monásticas inglesas e distribuir as riquezas para os protegidos do rei, pelos lances mais altos. Dito isto vamos ao que interessa:
A trama do nosso livro se passa em 1537 e Henrique VIII já se autoproclamou Chefe Supremo da Igreja e transformou Cromwell no seu vigário-geral. O país está despertando para novas leis, julgamentos armados e manipulados e uma grande rede de dedo-duros e corruptos nunca vista. E seguindo as ordens de Cromwell, uma equipe de comissários é despachada por toda a Inglaterra para investigar os mosteiros e dissolvê-los!
Mas na costa de Sussex, no mosteiro de Scarnsea as coisas fogem “um pouco” de controle. O primeiro enviado do vigário é encontrado morto, com a cabeça decepada. Este macabro crime somado a sinistros atos de vandalismo e sacrilégio fazem Cromwell enviar Matthew Shardlake para o local.
Shardlake é conhecido como o corcunda mais esperto das cortes inglesas (é isto aí, nosso herói é um corcunda) e tem plenos poderes para investigar e tomar as medidas necessárias para resolver o problema de maneira rápida e discreta e sem chamar a atenção do rei...
O barato da história é a ambientação perfeita que C.J. Sansom apresenta aos leitores, o autor além de advogado, tem phD em história e entende do que fala. Além de uma atenção a detalhes e descrições realistas, Sansom cria um personagem complexo e apaixonante, Mathew Shardlake é uma mistura de Sherlock Holmes com Quasímodo e como narrador da história passa aos leitores todas as suas dúvidas e sua dor, tanto espiritual como física.
Dissolução é uma obra premiada, vencedora do Crime Writers' Association Dagger awards em 2003. A primeira vista a trama lembra muito o clássico O nome da rosa, de Umberto Eco, e alguns chegam a dizer que o livro é O nome da Rosa do ano 2000... Exagero?
Eu gostei. E muito! Aí embaixo, o fã do Beco pode comprar o livro (e os outros dois volumes - já li Fogo Negro e também gostei - com as aventuras de Shardlake) chegar a própria conclusão.


2 comentários:

Onor disse...

Interessante. Mas atualmente mal consigo ler meu manual de produção gráfica e meu manual da nova fotografia. =P

Gênio do crime disse...

Faz que nem eu, vai montando uma pilha do que tem que ler... o importante é ir abastecendo a pilha...