quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Fábulas

Galera, o Beco continua firme forte. Esta parada foi fundamental para recarregar as energias e repensar algumas coisas. E, vamos começar 2010, logo de cara já temos algumas novidades. O Beco do Crime agora é parceiro do Submarino, então o que for comentado aqui, já vai poder ser comprado na hora (é claro, se vocês gostarem das sugestões), e além disto, em breve, espero estar com uma nova seção só de sugestões para os fãs. Para quem já estava com saudades e crise de abstinência, vamos deixar de blá, blá, blá e partir logo para o que interessa.
A primeira vez que vi o nome de Bill Willingham foi nas histórias solo do Robin, o argumento bem amarrado e dinâmico me chamou a atenção e procurei saber mais sobre o cara. E descobri Fábulas! Das histórias que tenho lido, atualmente Fábulas se não for a melhor, está entre as três melhores (DMZ e Y – the last man são as outras duas – e já deram as caras aqui no Beco). A série começou a ser publicada pelo selo vertigo da DC em 2002, e conta a história de vários personagens dos contos de fadas e do folclore que são forçados a abandonar suas Terras Natais pelo misterioso Adversário. Estes seres se autonomearam fábulas e viajam para nosso mundo e criam uma comunidade clandestina em Nova York, conhecida como Cidade das Fábulas. Neste conclave (ficou bonito, hein?) vivem as fábulas de aparência humana, como Branca de Neve, Príncipe Encantado, João do Pé de Feijão, Pinóquio, entre outros mais e menos conhecidos. Outras fábulas, com a aparência mais, digamos, peculiar (os três porquinhos, os três ursos, o Galinho Chicken little, só para citar alguns) são forçadas a viver na Fazenda, em uma área rural do estado de Nova York.
Willingham aproveita as principais características destes personagens e coloca sua marca com muito bom humor e liberdade. Muita liberdade... Branca de Neve se divorciou do Príncipe Encantado devido a infidelidade dele (que já foi casado também com Cinderela e Bela Adormecida). Branca, é hoje, a autoridade na Cidade das Fábulas, apesar de existir um prefeito (Rei Cole, confesso que não sei de que história esta fábula veio...) e conta com a ajuda inestimável do Lobo Mal (chamado Bigby Lobo), o xerife, que agora pode assumir a aparência humana (algo meio lobisomem...) e no decorrer da série, os dois tem um caso que vai causar grande surpresa às outras fábulas e aos leitores.
Aqui no Brasil, a série tem saído como encadernados (um arco de histórias juntas, em uma edição única). Já deram as caras por aqui, Lendas no exílio, as primeiras histórias, Revolução dos Bichos, O livro do Amor e A marcha dos soldados de madeira, o mais recente, a frequência é meio louca, já que a cada momento os direitos estão na mão de uma editora brasileira. E já saíram algumas edições perdidas dentro de coletâneas de histórias da Vertigo, resumindo, uma zona.
Mas nestes quatro livros é possível entender do que se trata a série. Logo, o leitor conhece um pouco mais do passado das fábulas e da guerra que travam com o Adversário, personagem sombrio que aqui no Brasil ainda não teve sua surpreendente identidade revelada. Ao mesmo tempo vai descobrindo como vivem hoje entre nós, personagens que habitavam mundos fantásticos e livros.
A série traz alguns personagens que eu nunca ouvi falar, como o Garoto Azul, Weyland Obreiro e alguns outros, mas traz também outros que são bem próximos, Chapeuzinho Vermelho, Mamãe Ganso e ainda cria uma irmã para Branca de Neve, Rosa Vermelha... é legal tentar identificar estes personagens, algo meio Onde está Wally... Toda esta salada é muito bem arrumada por Willingham e a prova disto é quantidade prêmios Eisner (o oscar dos quadrinhos) que Fábulas já abocanhou lá fora. O americano mostra um talento impar durante estes oitos anos que escreve a série, sem deixar o ritmo cair, ou perder o rumo, todas as tramas são bem resolvidas enquanto a guerra com o Adversário vai se desenrolando no fundo, unindo os vários arcos de histórias.
A arte desta série é um caso a parte, as capas premiadas, eram da autoria de James Jean (quem é de ilustração, não pode deixar de olhar o site do cara: ProcessRecess), agora o atual capista se chamaos miolos tem arte de variados desenhistas mas o colaborador mais frenqüente é Mark Buckingham, mas trabalharam na série nomes como Bryan Talbot, Lan Medina, P. Craig Russell, Mike Allred,Craig Hamilton, and Linda Medley.
Agora, galera, é sentar e curtir, que vale muito a pena, não só para os fãs de bons quadrinhos mas também para aqueles que gostam de contos de fadas. E aí embaixo, quem quiser comprar o primeiro volume basta clicar na capa ou pode escolher as outras duas (em inglês) para decidir qual é a melhor.

2 comentários:

Onor disse...

Acompanho essa série nos EUA e compro os encadernados lançados aqui. É estupenda!

Headbanger Girl's disse...

Na vdd existe msm um conto com a branca de neve e vermelha de rosa, mas naum eh popular no brasil, eh uma aventura entre elas e um leprechal/duende... agora o weyland e o garoto azul eu naum conheço msm, no entanto vi uma citação de um poema americano q dizial golgo sobre azul e um garoto q tocava trombeta/trompete naum lembro bem...