terça-feira, 28 de dezembro de 2010

All in!

Atenção meliantes e fãs do Beco! Novo delito no ar. E rápido vamos ao que interessa. Por mero acaso descobri esta série, nada que me chamasse a atenção a primeira vista, mas olhando com um pouco mais de cuidado descobri alguns pontos interessantes e resolvi assistir para ver do que se trata. Primeira temporada no pen drive e vamos a luta! Depois de metade do primeiro ano visto, posso dizer que a série muito legal! O nome? Castle! e do que se trata? ora, é para isto mesmo que estamos aqui!
A partir do momento que um serial killer usa as tramas dos seus livros como inspiração para seus crimes, o bem sucedido escritor de thrillers Richard Castle, primeiro é interrrogado como um suspeito, porém é inocentado. Curioso com o caso, consegue uma permissão do prefeito de Nova York para acompanhar e ajudar nas investigações. Com uma visão diferente dos policiais, o irriquieto escritor acaba por ajudar muito mais do que o esperado e de quebra desenvolve um interesse pela detetive chefe das investigações, Kate Beckett. O sucesso desta empreitada e o interesse na bela policial, levam Castle a solicitar permissão do prefeito (novamente) para continuar acompanhando o dia a dia dos policiais com a desculpa de fazer pesquisa para o novo livro que está escrevendo (situação que lembra o filme The hard way,1991, com Michael J. Fox e James Woods). Logo, o escritor consegue se tornar popular com os caras do departamento ao mesmo tempo que estabelece uma relação de amor e ódio com a policial Beckett. Com um pensamento fora dos padrões policiais convencional, anos de experiência em criar crimes e criminosos e contatos na alta sociedade de Manhattan, Castle prova ser um excelente aliado para os policiais. Mas ainda tem que continuar a sua vida normal, escrevendo seus romances - A série do personagem Dereck Storm, com 26 romances publicados e a nova série da detetive Nick Heat), criando a esperta filha adolescente (que mora com ele) e aturando a mãe, uma doida diva da broadway que também se aboletou no seu luxuoso apartamento.

Até agora um montão de clichê óbvios de séries policiais, então fica a pergunta, o que Castle tem que merece estar no Beco do Crime? Vamos a parte fácil da coisa, a série tem roteiros excelentes e personagens bem desenvolvidos. Richard Castle é interpretado por Nathan Fillion, conhecido por seu papel de Malcolm Reynolds, na série Firefly, de Joss Whedon. Cínico na medida exata, Fillion está ótimo no papel do escritor milionário que usa suas amizades e dinheiro para conseguir informações e recursos que os policiais comuns não conseguem. O episódio onde reclama do café ruim da delegacia e depois compra uma máquina de expresso é hilário (apesar de meio batido, já tinha visto a piada em outras séries policiais, mas a atuação de Fillion vale o ingresso.) Outro grande trunfo da série, é a detetive Kate Beckett, interpretada pela bela Stana Katic. A atriz consegue uma ótima química com Fillion, seu personagem apesar de fã dos livros de Castle, (a principio) não suporta o escritor, mas aos poucos passa a aceitar a ajuda e intromissão do "detetive", ao mesmo tempo que vai se abrindo ao charme cafajeste dele. E, em nenhum momento deixa passar a oportunidade de dar uma sacaneada em Castle: já o algemou a carros para que não contaminasse uma cena de crime, já o prendeu por levar evidências para casa...

Quando descobre que o personagem do próximo livro do escritor é baseada em nela, fica possessa e não aceita de jeito algum a homenagem, ainda mais quando descobre o nome: Nick Heat, nome de stripper segundo ela! Mas a série é lançada e ao longo das temporadas podemos acompanhar o sucesso dos livros (a título de curiosidade, Heat Wave, o primeiro título da série, foi lançado de verdade pela Harper Collins, estreando no 34º lugar na badalada lista de bestsellers do New York Times)
Mas o que realmente me conquistou, foi o jogo de pôquer do escritor. Nesta primeira temporada, Castle dividiu a mesa com alguns nomes pesados da literatura policial, como James Patterson (criador do detetive Alex Cross - vivido nas telas por Morgan Freeman), Stephen J. Cannell (criador de Esquadrão Classe A, Homem da máfia, Anjos da Lei entre outros) e Michael Connelly (criador de Harry Bosch e Terry Caleb). Ver estes monstros sagrados em situações corriqueiras é sempre muito legal, e jogo do grupo é divertissímo, com todos discutindo técnicas de escrita, e casos de seus personagens, quando descobrem que Castle pretende "matar" seu personagem principal as reações são as mais divertidas, Patterson chega a comentar: você acha que vou meter uma bala na cabeça de Alex Cross? No primeiro episódio, quando a polícia está sem idéias e não sabe como continuar as investigações, Castle, na mesa de jogo, conversa com seus parceiros sobre "um novo livro que está trabalhando" mas que chegou a um impasse que ele não consegue solucionar. A respostas dos outros autores, o leva a resolver os crimes. Com a morte de Cannell, em 2010, o jogo foi suspenso em respeito a memória do escritor e produtor, mas a vida segue, e já foi comentado que o jogo deve voltar logo, e um dos cotados para ocupar o lugar vago é ninguém menos que Stephen King! Aí, sim que não largo mais a série.



Para os fãs de séries, é uma ótima pedida, e confesso que no apagar das luzes, não esperava algo tão bom. (na verdade foram duas surpresas, Castle e Sherlock - que depois da virada eu volto a comentar), e para não perder o jeito, trailer e um promo da 2ª temporada aí embaixo,




Um comentário:

Onor disse...

Gostei!!! Vou ver!

Boa dica! Nathan Filion é foda!