terça-feira, 16 de agosto de 2011

Conheça a mais estonteante agente secreta

Estou atrasado, estou atrasado, disse o Coelho Branco, passando afobado por Alice.  O simpático personagem de Lewis Carroll é um ótimo exemplo do meu momento com o Beco do Crime. Mas não é sobre o Coelho o delito de hoje. E, sim sobre uma personagem que está meio esquecida: Modesty Blaise.  
A bela surgiu primeiro nos quadrinhos em 1963. Imaginada pelos ingleses Peter O'Donnell e Jim Holdaway, Modesty Blaise é uma jovem de inúmeros talentos com um misterioso passado criminoso.  Me lembro vagamente da personagem nas tirinhas de jornal, junto com Dick Tracy mas, confesso que nunca me chamou a atenção. Até que na minha mania de fuçar todas as estantes de livros que passo, achei um exemplar de Dente de Sabres, numa estante escondida embaixo da televisão da casa do meu avô. O livro já estava amarelado, capa quase caindo, mas tinha uma bela moça na capa, e por volta dos meus quinze anos, fiquei empolgado com o que poderia achar naquelas páginas ressecadas.
A história de Modesty Blaise começa em 1945: uma jovem sem nome escapa de um campo de refugiados em Kalyros, Grécia. Sem lembranças do seu passado, a pequena vagou pela mediterrâneo, oriente médio e norte da África após a 2ª Guerra, e aprendeu a sobreviver sozinha. Até fazer amizade com um outro refugiado, um velho professor de Budapest, Lob, que a educa e batiza de Modesty (o sobrenome Blaise, ela incorporou por conta própria). Com a morte de Lob, Modesty mais uma vez se vê sozinha, e, por obra do destino, termina por conquistar o controle de uma gangue criminosa no Tânger e a expande a nível internacional e a denomina “A rede”.
Durante esses anos negros, ela conhece o homem que mudaria sua vida, o inglês, Willie Garvin. Modesty salva Garvin de uma vida perdida e desesperada e acreditando no seu potencial, oferece a ele um emprego na Rede. Willie, agradecido, se torna o braço direito na organização e seu melhor amigo. Em todas as histórias fica bem claro que o relacionamento entre os dois é estritamente platônico, tanto que os dois se envolvem com outras pessoas durantes as histórias.
Modesty, inclusive, se casa com o James Turner, em Beirute, e consegue a nacionalidade britânica, mas o casamento termina de maneira trágica, com a morte de Turner em decorrência do alcoolismo… mas com o dinheiro da Rede e sua nova identidade, Blaise se muda para a Inglaterra, logo seguida por Garvin.
Mas os dois sentindo falta dos dias agitados da Rede, começam uma amizade com  Sir Gerald Tarrant, um alto oficial do Serviço Secreto Britânico e passam a viver inúmeras aventuras. E graças ao seu passado criminoso, Modesty consegue resolver inúmeras encrencas internacionais de maneira peculiar e com metodos não muito ortodoxos. Assim como em Dente de Sabre, o livro em que descobri a personagem, a trama do livro é a seguinte:
Karz é um lider militar mongol com um vasto exército de altamente treinados mercenários escondidos nas montanhas que cercam o afeganistão. O objetito de Karz é invadir e ocupar o Kwait (deve ter sido daqui que o Saddam roubou a idéia....) Mas, falando em idéias infelizes, o mongol resolve que Modesty Blaise e Willie Garvin são os nomes ideais para comandar duas tropas do seu imenso exército, apesar de saber que a dupla não está no mercado...
Enquanto isto, Sir Gerald Tarrant escuta rumores que inúmeros mercenários estão aceitando um misterioso contrato e sumindo da face da terra... O que acarreta o cruzamento de todas as histórias...
O passado de  Modesty é revelado durante suas inúmeras histórias, a personagem além dos quadrinhos, apareceu em vários livros (com vários escritores) e em alguns filmes.
Bela, jovem, sedutora, excelente lutadora, rica, com um passado misterioso, Modesty Blaise é uma excelente personagem para Hollywood que fica inventando Salts, e afins para Angelina Jolie… até hoje tudo que se conseguiu foram algumas adaptações capengas… apesar da versão da década de 60 ter a bela Monica Vitti no papel de Blaise. Nem mesmo o apoio de nomes como Tarantino e Neil Gaiman, que trabalhou em uma versão de roteiro, conseguiu levar o personagem de volta ao sucesso…
O fato é que Modesty Blaise é mais um personagem clássico que caminha a passos largos para a obscuridade, assim como Mandrake, Flash Gordon, Tarzan e outros, ou até que Hollywood resolva assassinar de vez, como fez com o Fantasma de Lee Falk, com o horroroso filme com o Billy Zane… Um verdadeira pena… Modesty Blaise merece muito mais….
Para quem gosta de relíquias, aí embaixo está o trailer da primeira versão do filme, com Monica Vitti.

Um comentário:

Michael Carvalho Silva disse...

Modesty Blaise foi uma personagem que marcou minha infância e que jamais deveria ter sido esquecida com o passar do tempo. Meu finado pai Luíz também era fâ dela e de 007 assim como eu.