quinta-feira, 14 de março de 2013

I's justified.

Bom, tudo pode ser justificado. Posso dar várias razões para o atraso do Beco, sumiço do Beco, abandono no Beco, mas nas sábias palavras de Raylan Givens, I's justified! Gostei disto!
Alguém aí sabe quem é Raylan Givens? Como não? Tá legal, vou desculpar vocês, e dizer quem é, afinal o Beco do Crime está aqui para isto mesmo… Raylan Givens é filho do escritor norte-americano Elmore Leonard (na verdade ele é filho de Arlo Givens, mas como Leonard criou os dois….), apareceu primeiro no livro Pronto e depois em Rinding the rap e no mais recente, Raylan Givens. Assim como Karen Sisco e Jack Foley, outros personagens de Leonard, Raylan, volta e meia é citado nos outros livros do autor. Conheci o Raylan em Pronto, e apesar de achar o livro interessante (mas com sérios problemas na tradução), não me liguei muito no personagem de cara. Mas depois de ler outros livros de Leonard, a presença de Raylan nos fundos me deixou curioso. Quando comecei a assistir Justified, sabia que conhecia aquele nome de algum lugar, com a ajuda preciosa de Larry Page e Sergey Brin, finalmente, consegui ligar o nome a pessoa.
A série desenvolvida pelo FX, me ganhou logo de cara: começa com um tiroteio na cobertura de um hotel em Miami (tá lá no video no fim do delito). E Justified pega o gancho deixado em Pronto, Rylan confronta um suspeito e passa fogo nele depois de dizer que tinha avisado antes e que ele não soube usar as 24 horas para sumir como sugerido. Quando perguntado sobre o tiroteio, Raylan responde: It’s Justified. (não consigo uma tradução legal!).
Raylan e Ava Crowder
Como punição pela confusão, Raylan é realocado de Miami para Kentucky, e o condado de Harlan, sua terra natal, de onde saiu com a intenção de nunca mais voltar. E e aí que entramos na história e conhecemos mesmo Raylan Givens. Interpretado por Timothy Olyphant, Givens ganha cara e um arrastado sotaque caipira. Além de um cinismo e humor negro de primeira. Raylan é um delegado federal com um estranho senso de honra, apesar de honesto, o agente não se incomada em usar de violência, ameaçar os suspeitos e mentir para solucionar seus casos. Sem falar que não se incomoda em usar sua arma, e como deixa claro várias vezes, se tiver que sacar, vai atirar para matar! O que rende grandes momentos nos episódios, como quando atira no próprio pai, um criminoso costumaz. Com um inseparável chapéu Stetson 'Open Road' (outro motivos para boas piadas), Raylan cultiva um visual de cowboy moderno, completamente fora de sintonia nas grandes cidades, mas perfeito para Harlan e cercanias.
Winona Hawkins, ex esposa de Raylan
Mas uma série não é feita só de um personagem, mas de vários personagens coadjuvantes de primeira, sem falar nas belas mocinhas que Raylan vai passando o rodo no decorrer da série (muito machista?) nesta areas se destacam Ava Crowder (a bela Joelle Carter), esposa do criminoso Bowman Crowder (morto pela própria Ava, em legítima defesa, que fique claro) e Winona Hawkins (a loirinha Natalie Zea) ex esposa de Raylan e ainda apaixonada por ele. Na ala dos cuecas temos Art Mullen (Nick Searcy), chefe de Raylan e muitas vezes coniventes com os arroubos de seu delegado. Mas os grandes destaques nesta ala são mesmo, Boyd Crowder (vivido por um inspirado Walter Goggins), que também leva um tiro de Raylan (logo na primeira temporada) e o atormentado e psicótico Dickie Bennet (um Jeremy Davies magistral). 
Ava e Boyd Crowder
Além dos personagens bem desenvolvidos e carismáticos, a série mostra um lado dos Estados Unidos pouco conhecido por aqui, assim como True Blood e sua Lousiana, Justified retrata um lado rural e muitas vezes duro dos EUA, sem estereotipar, vemos o Estados Unidos country de uma maneira realista e surpreendente para quem está acostumado com series sempre em Nova York ou Los Angeles. Justified já está na quarta temporada e ainda vem agradando ao público e crítica. E parece que vai continuar no ar por mais algum tempo! Que nossa temporada em Kentucky ainda dure bastante tempo. Para não perder o hábito segue o trailer da primeira temporada, aqui já dá para ter uma boa idéia de quem é Raylan Givens (o tiroteio de miami está aí!):

 e uma série de tiroteios com Raylan:

Nenhum comentário: