segunda-feira, 24 de março de 2008

Depois da páscoa...

Estou um pouco atrasado... semana passada foi curta e outros projetos terminaram por atrasar um pouco o Beco. Mas acho que agora as coisas irão andar melhor, espero que todos tenham tido uma ótima páscoa com muito chocolate (ou batata Pringles). E vamos ao post.
Mau humorado, convencido, egoísta, um pouco louco, hiperativo, questionador e totalmente adorável, assim é Calvin, genial criação de Bill Watterson. Publicado de 1985 a 1995, quando então, o autor resolveu que queria se dedicar a outros projetos, os quadrinhos mostram as aventuras do garoto em uma pequena cidade do meio-oeste americano (levemente inspirada na cidade natal de Watterson). Sempre acompanhado do seu tigre de pelúcia, Haroldo, Calvin e sua imaginação ativa vivem incríveis aventuras.
A chegada do terceiro livro da dupla às livrarias me levou a escrever este post, há um ano atrás eu comprei o primeiro livro, já fazia algum tempo que as tirinhas não eram publicadas por aqui e pensei que seria um bom momento para matar as saudades. O livro terminou passando pelas mãos de vários amigos que também sentiam falta das aventuras de Calvin, chegando ao ponto de ter sido seqüestrado e necessário uma operação de guerra para resgatá-lo, bom, mas isto é outra história...
Calvin e Haroldo fala de meio-ambiente, educação pública, pesquisas de opinião e outros temas atuais, de maneira bem-humorada e quase sempre com os pais do personagem sendo envolvidos em alguma travessura do garoto. Os pais são as vítimas preferidas de Calvin, porém, muitas vezes, eles mostram de quem Calvin herdou o comportamento peculiar, o pai (em nenhum momento os nomes dos personagens aparecem), não perde uma oportunidade de tripudiar, normalmente com respostas ainda mais absurdas às perguntas do garoto, deixando Calvin na dúvida se o que ouviu é verdade ou não...
Com sua imaginação, Calvin encarna vários outros personagens, um tiranossauro, um detetive, um inseto e o mais famoso de todos, o cosmonauta Spiff! Sem falar no próprio Haroldo, que quando está sozinho com Calvin, ganha vida e age como uma consciência para o menino, o contraponto (nem sempre) racional.

Alem de Calvin, Haroldo e dos pais do menino, outros personagens são recorrentes na série:
Susie Derkins, vizinha e colega de turma de Calvin. Susie é a única personagem importante da séria a ter nome e sobrenome. Educada, estudiosa, ela também tem seu lado negro, normalmente, implicando ou “entregando” Calvin aos adultos. Mantêm uma relação de amor e ódio com o garoto, e muitas vezes deixa transparecer que tem um sentimento mais profundo por Calvin.
Miss Wormwood, a professora. É severa e parece sempre estar de marcação com Calvin, mas na verdade só quer o melhor para seus alunos. Calvin, quase sempre, imagina a professora como um alien gosmento ou um zumbi que está tentando dominar a escola, o que lhe causa inúmeros problemas e situações embaraçosas.
Rosalyn, a babysitter. Rosalyn é uma adolescente e a babysitter oficial quando os pais de Calvin saem. Na verdade, ela é a única que consegue encarar Calvin, e é a única pessoa de quem o garoto tem medo.
Moe, o valentão da escola. Moe é o típico valentão, bate nos menores, extorque dinheiro, usa de apelido maldosos e é burro. Normalmente, Calvin tenta escapar dele usando de frases e situações que o outro garoto não consegue entender, o que nem sempre funciona...


Não posso deixar de falar do Calvinball, segundo descrição do próprio Calvin:
“Os jogos dos outros são chatos de lascar!
Eles tem que ter regras e manter um placar!
Calvinball é que é de arrebentar!
Nunca é o mesmo, é diferente assim!
Você não precisa de time, juiz ou afim!
Você sabe que é demais porque o nome vem de mim!”
O jogo é uma mistura de todos os esportes com bagunça generalizada, Calvin e Haroldo são os jogadores mais freqüentes, mas ocasionalmente Rosalyn joga em troca de Calvin fazer o dever de casa.

O triste é, que tirando algumas republicações (em 2005, foi lançado lá fora, um box com três volumes de capa dura com todas as tiras já publicadas, só de pensar me dá água na boca), nada de novo tem aparecido. Com internet e outras mídias explodindo por aí, chama a atenção a falta de outros produtos relacionados à série. Devido a um forte sentimento anti-merchandising de Bill Watterson, existem alguns poucos materiais de marketing oficial (disputados a preço de ouro pelos colecionadores). Não existe nada à venda, pelo menos não com o aval do autor, algumas camisetas e adesivos apócrifos podem ser encontrados por aí, mas é só...
O autor chegou a comentar que gostaria de ver o personagem em uma animação, mas nunca chegou a liberar o projeto. Um fã italiano produziu um versão que chegou ao youtube, mas Watterson conseguiu junto ao site que o video fosse tirado do ar.
Este comportamento (um pouco insano, na minha opinião) do autor termina por esconder uma das melhores histórias em quadrinhos já publicadas. O que é uma pena... Todos os fãs gostariam de ver Calvin e Haroldo na televisão, cinema e em todos os outros lugares possíveis. Só nos resta torcer para que Bill Watterson mude de idéia e nos traga de volta as tarde de Calvinball, Spiff e companhia...


3 comentários:

Remo Saraiva disse...

Esse novo livro já está minha listinha de compras!!!

Já devorei os outros dois que comrpei na bienal!

Abs,
Rômulo.

Onor disse...

Tenho esses livros. São fodas!
Publiquei no twitter hoje uma entrevista recente do Watterson a um jornal de Cleveland. Voltar ao Calvin ele não volta. Sabe-se lá o que esse cara faz desde 95.

Gênio do crime disse...

Hoje o cara vive dos royalties... e diz que não vai permitir que façam filme, novas histórias ou qualquer coisa do gênero. Nem produtos relacionados... uma pena mesmo...