quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Live and let die

Primeiro post do ano! Desculpem a demora. O Beco está de volta. E o delito da vez vem do fundo do baú. Quem já lê o Beco sabe que eu sou chegado numa naftalina, principalmente em literatura. Nas minhas andanças por aí, achei uma preciosidade exposta numa destas bancas de livro que ficam na rua. Um exemplar de 007 - Encontro em Berlim. A última obra de Ian Fleming com James Bond, a edição é de 1966, custou de 3 pratas, e ainda sobreviveu a uma reforma no meio do caminho, a capa tem os respingos de tinta para contar história!
O livro traz 3 contos, Octopussy, The living daylights e Property of a lady. São textos rápidos, e apresentam um James Bond um pouco diferente das versões imortalizadas no cinema.
Em Octopussy, James Bond é enviado às bahamas para capturar um herói da segunda guerra acusado de assassinato e de roubar um lote de ouro nazista. 007 aparece pouco na história, já que a maior parte da trama é um flashback mostrando o que realmente aconteceu do ponto de vista do Major Dexter Smythe. O nome Octopussy é usado por causa do polvo que o major tenta se aproximar nos recifes onde mergulha em frente sua casa.
Já em The Living Daylights, um estranhamente desiludido James Bond é enviado a Berlim para proteger um desertor durante sua fuga. A missão de 007 é evitar que um assassino da Kgb, conhecido como Gatilho, acerte o fugitivo durante a travessia. Durante o periodo de tocaia, Bond descobre que gatilho é na verdade uma bela loura que ele já vinha observando a um tempo de seu esconderijo. Ao desobedecer as ordens da missão, 007 se recusa a matar a moça, mas a fere, possibilitando a fuga do desertor. Seguindo o clima melancólico do personagem principal, o fim da história mostra James Bond esperando ser demitido por M, por ter falhado na sua missão. Diferentemente de Octopussy, a trama de The living daylights, foi praticamente toda aproveitada no filme de mesmo nome, com Timothy Dalton como James Bond.
E em The Property of a Lady, o agente é engarregado de investigar uma funcionária do serviço secreto, Maria Freudenstein, suspeita de ser uma agente dupla. Na trama, um Ovo de Fabergé, rara e cara peça de joalheria, de propriedade da moça, vai ser leiloada na Sotheby´s, e a KGB, pretende inflacionar o leilão para pagar os serviços de sua agente. Bond vai ao leilão para identificar o agente da KGB e forçar sua expulsão de Londres. Alguns elementos desta história foram incorporados a outros filmes do espião, a venda do ovo, faz parte da trama do filme de Octopussy.
Aí embaixo tem a abertura dos dois filmes, Octoppussy e The living daylights. Divirtam-se!



Nenhum comentário: